Ambiente familiar saudável
- Karina Dubiniak
- 11 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de ago. de 2023

"Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. "Honra teu pai e tua mãe" - este é o primeiro mandamento com promessa; Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor". Efésios 6.1-4
Nos tempos atuais o que mais temos visto são casos de violência, seja dentro dos lares, escola ou simplesmente pela rua de maneira inusitada e inesperada.
Donald Woods Winnicott foi um pediatra e psicanalista inglês influente no campo das teorias das relações, para ele um ambiente suficientemente bom é aquele que proporciona um crescimento e desenvolvimento emocional e psicológico ao ser humano, no caso dele estava se referindo aos bebê/crianças.
Mas sabemos que um ambiente bom, saudável em contínuo bem estar, também traz crescimento/desenvolvimento para todos os membros na família e isso irá refletir na área profissional e social.
Com isso, o casal deve estar alicerçado, dialogar, estar bem emocionalmente para saber como chegar a uma solução de um problema, momentos estressantes existirão, mas como resolvemos é o que realmente importa.
O momento do casal a sós deve sempre acontecer, seja um filminho, um jantar, um passeio de mãos dadas, um sentar no sofá e fazer um chamego, algo simples, mas que realmente importa e marca.
Assim com as palavras que falamos, devemos ser positivos, palavras boas, da mesma forma os gestos e olhares, devem ser calmos, mesmo que os nervos estejam a flor da pele, respirar e agir de forma a resolver a situação, ver sempre que há uma solução, sendo de forma amável e respeitosa.
Falar te amo tem muito poder, toca ao coração, assim como palavras boas e positivas, e nada de comparação entre filhos, e filhos dos outros, ou entre marido e esposa de outros, cada casal, cada lar deve ter sua estrutura e seu olhar observador.
Lembre-se que seu filho nem sabe o valor de um dinheiro, mas ele sabe muito bem o valor de seu carinho e de sua atenção.
Então a dica que deixo hoje é tenha um ambiente familiar saudável, menos feminicídio, menos violência contra crianças, violência da forma que for, seja física ou psicológica, chega de qualquer forma de violência, que haja mais amor e respeito, dentro dos lares e que reflita na sociedade.
PS: Acesse meu canal no Youtube, postei um vídeo sobre o assunto de hoje.
Acessa aqui para ver. Dá um like, se inscreve no canal e ative o sininho para receber as novidades!
Até a próxima!
Comments