Seu filho é Feliz? Como saber se uma criança é / está feliz?
- Karina Dubiniak
- 20 de ago. de 2021
- 5 min de leitura
Atualizado: 9 de ago. de 2023
"Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá". Salmos 127.3
Querer ver seu filho, suas crianças felizes é o desejo de todos os pais e cuidadores. Esse é um assunto que merece ser observado.
Da mesma maneira que os pais têm várias formas de reconhecer a felicidades nas crianças, há sinais de felicidade assim como existem sinais para quando não estão tão felizes.

Muitos buscam pela felicidade, chegam na vida adulta procurando ser feliz. No entanto o sentimento de felicidade ela varia de intensidade, momento, situação e estação de vida que está percorrendo.
No entanto, nas crianças, elas possuem uma felicidade natural, a qual expressa em seu dia a dia, de maneira que adultos, por vezes, não compreendem essa expressão de felicidade.
Sem entender o modo de demonstrar a felicidades, que por vezes parece incomodar o adulto, como no caso de gritos numa brincadeira, o adulto acaba repreendendo e oprimindo essa criança, levando a reprimir sua felicidade e consequentemente demais sentimentos, emoções e estado de espírito.
Pais e cuidadores têm dúvidas concernente sobre seus filhos estrarem felizes ou não, porém há sinais que deixam claro a felicidade e a falta dela na vida de uma criança. Esteja sempre atento a detalhes do comportamento que elas transmitem.
Outro ponto que quero aqui expor, é que o nosso olhar deve estar atento ao comportamento das crianças, justamente por ainda não serem maduros para se expressarem por palavras e não terem tal compreensão, dessa forma, se expressão através de atitudes.
Alguns sinais de crianças felizes é serem alegres e ativas, sorriem e transmitem sua alegria aos outros.
Uma criança feliz fala alto, faz muito barulho, chama a tenção dos pais, nunca cansa de jogar, correr, pular, de brincar, pergunta e questiona sobretudo, ama um colo, até mesmo a "birra" faz parte desse momento de felicidade.
Para entender esses sinais e comportamentos vamos reconhecer eles.
Criança que faz barulho, fala alto, quer a sua atenção, faz birras, esses sinais podem incomodar aos adultos, muitos entendem como um momento em que a criança está desafiando ou desobedecendo, no entanto, ela está sendo alegre em sua atitude, brincadeira, momento. Alegre-se com criança ter esses sinais, ela está feliz. Caso a criança pareça brava e sua birra se intensifique, não fique bravo, acolhe seu filho, essa criança, como um abraço, um beijo, um colo amigo e amoroso. A criança mesma ainda não entende o porque de estar brava, ajude a se acalmar.
Crianças que questionam e perguntam sobre tudo, como isso faz bem, não fique irritado, seu filho é curioso e isso trás benefícios para seu desenvolvimento, querendo conhecer, aprende, saber sobre as novidades que estão chegando e acontecendo na sua pequenina vida. A criança vê o adulto como seu guia, seja o guia de seu filho para que um guia errado não entre na vida dele sem que você perceba. Lembre-se que cada questionamento é um crescimento intelectual, essa criança será muito inteligente.
Crianças que não param sentadas, nunca se cansa de brincar de jogar, correr, pular, elas estão explorando, criando e melhorando sua imaginação, a criança está feliz por estar com você e ter um momento de brincar, de estar sentado a mesa numa refeição. Para que caminhar se correr é mais legal? Crianças amam essa emoção de passar do seu limite.
Uma observação importante é que se a criança ri ou chora, seu barulho é intenso, pois faz com todo o seu sentimento, simplesmente por achar que é a única maneira de expressão o que senti. Tenha um olhar de empatia, de amor, de abrigo e consolo com seu filho.
Lembre-se de sempre redirecionar seu comportamento com relação ao comportamento de seu filho, deixe de ver como algo que te incomoda, e passe a ver como sinal de felicidade.
O seu filho, quer apenas um abraço, um colo, todos os dias, é um dos contatos mais importantes para criança e há faz mais feliz do que brinquedos. O abraço, colo, dengo, cafuné, são formas mais íntimas de contato, e são tão necessárias quanto um alimento. O estudo de Harlow traz essa importância.
Assim como há sinais de felicidade de uma criança, também existem sinais para quando há falta de felicidade na vida de seu filho.
Alguns sinais podem ser observados em como é a sociabilidade, o sono, constantes indiferenças e tristezas, convívio familiar, desempenho escolar.
Começaremos com o ponto de convívio familiar, visto que esse é o primeiro ambiente de convívio também social. Observe se há longos momentos de isolamento, até mesmo em adolescentes, ficarem por longos períodos fechados em seu quarto. Uma criança feliz quer se comunicar, brincar, interagir com sua família, mesmo que esteja em momentos de estudo, ela para e vem até a família para compartilhar algo. No entanto, a família deve estar atenta em receber essa interação, e não somente ver como um desejo de escapar de uma obrigação (com no exemplo dito, o momento de estudo). Nesse caso, receba a criança, interaja e redirecione-a para sua atividade do momento (como disse, o exemplo é um momento de estudo).
A observação com relação ao convívio social, fora do ambiente familiar, o modo como a criança, e até mesmo adolescentes, interagem com seus colegas e amigos. Visto que a interação e a aceitação trazem felicidade a uma criança. Se há interação, relacionamento saudável, amizades na escola, na vizinhança, é um bom sinal, caso contrário deve ser analisado os fatos e razões, pois assim como a interação familiar enriquece o desenvolvimento do ser humano, de igual modo a interação social.
Assim como a interação familiar e social são fundamentais sinais para observar a felicidade de seu filho, o desempenho escolar. Em um texto, sobre os 12 comportamentos infantis, já abordei sobre aspectos de estudo e escola, no entanto aqui referente a felicidade, o que deve ser observado é sua dificuldade em manter notas, relacionamento com colegas e professores, mesmo sendo poucas as crianças que gostam de escola, esses aspectos devem ser observados, podendo ser algum conflito que esteja afetando seu desempenho escolar.
Um dos sinais de que mais dificulta os adultos em perceberem a falta de felicidade de uma criança é o sono do filho. Quando a criança tem um padrão de sono aceitável, ou seja, dormem direto, acordam poucas vezes por pesadelo, é um ótimo sinal, porém quando o seu sono é agito, insatisfatório, assustados com pesadelos, há algum distúrbio. Muitos adultos por vezes pensam que a criança está tendo aversão ao momento do sono ou uma frescura, no entanto pode ser observado como um distúrbio que traz a tristeza.
Nesse mesmo caminho entra os momentos de medo e insegurança, que são comuns as crianças, porém se o estado de medo, tristeza, indiferença e insegurança forem com frequência, os adultos devem compreender que há algo gerando nessa falta de felicidade na criança.
Diante do momento que estamos vivendo de pandemia, as crianças clamam por socorro, visto que a interação social é de tão grande valia para seu desenvolvimento. Privadas de irem a escolas, festinhas, até mesmo ver familiares. Nesse contexto a família tem papel fundamental e único em entender e suprir essa falta de interação.
Algo que deixo como dica é a empatia, amor, conversa, brincar, ler, dar atenção, carinho, colo e afeto. Lembre-se que a criança ainda está em desenvolvimento, até mesmo adolescentes, e não sabem como se comunicar ou expressar sentimentos e emoções.
Inclusive muitos adultos possuem a mesma dificuldade que crianças e adolescentes em expressar verbalmente seus sentimentos, por fim acabam tendo sinais muito parecidos como a das crianças que estão com falta de felicidade em sua vida.
Deixo ainda como complemento desse texto, uma postagem referente aos comportamentos infantis, são 12 comportamentos mais frequentes, relato como esses comportamentos devem ser observados e tratados pelos pais.
As crianças são as peritas em serem felizes, nós adultos que deveríamos aprender com elas, e deixá-las serem felizes.
Espero que a felicidade seja repleta na vida de sua família, que sua criança contagie a todos com a sua alegria. Que possam fazer do lar seu porto seguro, seu lugar de alegria, diversão.
Deus abençoe!
Até a próxima
Bibliografia
Programa de formação Kids Coaching - Anotações pessoais curso Kids Coaching
Família Blog. Como saber se uma criança é feliz? 10 sinais que dizem. Saúde melhor, 2019. Disponível em: https://familia.saudemelhoragora.club/como-saber-se-uma-crianca-e-feliz-10-sinais-que-dizem/. Acesso em: 18 agosto 2021.
SILVA, Camila. Seu filho é feliz? Preste atenção a esses 5 sinais para descobrir. Vix. Disponível em: https://www.vix.com/pt/bdm/bebe/seu-filho-e-feliz-preste-atencao-a-esses-5-sinais-para-descobrir. Acesso em: 18 agosto 2021.
Opmerkingen