top of page

Avós realmente estragam os netos?

Atualizado: 9 de ago. de 2023

Quem nunca ouviu a frase: "Avós só estragam os netos!"?


Mas será que estragam mesmo?

Vivemos numa sociedade atualmente em que a mãe tem que voltar a trabalhar após 3 ou 6 meses de licença maternidade, isso varia de acordo com a empresa que atua.

E voltar a trabalhar deixa as mães, e até mesmo o pai, preocupados com o bem estar do filho, daí a melhor saída em deixar com os avós, seja materno ou paterno, para ter mais segurança, carinho, cuidado, do que em uma creche ainda tão novinho, quando é possível deixar com os avós.


Estudos revelam que os avós que cuidam e convivem por mais tempo com seus netos vivem por mais tempo, tem melhora na saúde, a felicidade completa seu viver, gera vontade de vida e renovação, dar vigor a saúde.


Esse cuidado diário que os avós tem é o melhor, tanto para a criança quanto para os próprios avós, pois quando foram pais eles tinham a obrigação de educar, criar e conduzir seus filhos e preparar para a vida.

Quando se tornam avós esse preocupação é amenizada, pois sabe que os pais estarão tendo esse papel de conduzir para a vida, ao avós fica somente o de cuidar, encher de carinho e dengo.


Eu não tive avós muito presentes, por parte de pai meu avô já era falecido quando eu nasci e minha avó não era presente, e da parte materna nenhum dos dois eram participativos, apesar de poucas vezes ter ficado aos finais de semana na casa deles, ou frequentado, mas nada que marcasse a minha vida, como uma brincadeira, comidinha, dengo ou carinho, e sinto falta disso.

Vejo como meus pais cuidam dos meus filhos, muito carinho, brincadeira, dengo, tudo que uma criança quer, e sei que meus filhos vão levar isso para a vida toda e terão muitas recordações e histórias.

Pelos meus pais serem muito participativos temos algumas regrinhas, além deles darem carinho também devem disciplinar quando necessário.

Na visão da criança os pais são os que disciplinam e os avós que acalentam, e isso traz alegria as crianças e devem fazer parte de sua vida, sinto falta da participação dos meus avós na minha vida.

 Deixo dicas para ser todo um processo sadio aos pais, avós e para a criança.

1. Pais deixem os filhos serem "estragados" pelos avós;

2. Avós respeitem os limites estabelecidos pelos pais;

3. Pais ouça os conselhos, os avós só querem o bem de vocês e de seus filhos;

4. Principalmente, deixe o AMOR e harmonia prevalecer sempre, para construírem um ambiente saudável e completo para o desenvolvimento da criança.

Deixo para vocês um vídeo muito fofo da minha primogênita tendo um dia de diversão na casa dos avós!

Até a próxima!!!

Comments


RECEBA MEUS EMAILS

Obrigada pelo envio!

Karina Dubiniak.png

© COPYRIGHT 2025 - Parentalidade Ressignificada - Todos os direitos reservados.

bottom of page