top of page

Compreenda o papel do homem como marido e pai

Atualizado: 6 de nov. de 2020

"Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne". Gênesis 2.24


Olá pessoal.

O assunto de hoje é sobre os homens e seu papel no ambiente familiar, principalmente após a chegada dos filhos.


Nos tempos atuais tanto o homem quanto a mulher tem papel fundamental no funcionamento de um lar, o que antigamente era mais dividida a função de cada um, quando os homens trabalhavam fora e as mulheres cuidavam da casa e filhos.

Com a necessidade da mulher sair de casa para aumentar a renda familiar, os papéis de cada um toma um novo rumo. O que antes somente a mulher cuidava das tarefas do lar, hoje vemos muitos homens fazendo o mesmo - e às vezes melhor do que as mulheres, kkkk - ida ao supermercado, cuidar do dever de casa do filho, entre outras atividades. O mesmo para as mulheres, que atualmente também fazem atividades que anteriormente cabia apenas ao homem .

Mesmo com essa mudança no papel do homem e mulher no lar, uma coisa não mudou, a mulher é a que dá a luz ao filho, é este o ponto que quero explanar.

Homem sabe qual seu papel no lar com a chegada dos filhos? É cuidar da sua esposa, estar do lado dela, dar força, ânimo, "carregar no colo", ouvir, falar amavelmente, num geral, ser um verdadeiro companheiro, saber que muitas mudanças estão ocorrendo e você é o porto seguro dela nesse momento, assim como ela também será o seu.

O homem deve, sempre que puder, acompanhar a esposa nas consultas ginecológicas, nos ultrassom e demais exames e procedimentos durante a gestação, pois é a melhor forma de se sentir mais próximo do bebê. Caso não seja possível, sempre pergunte como foi o exame, veja o ultrassom - hoje é filmado - para se sentir pai, vendo aquele serzinho crescendo, ganhando forma e logo estará em seus braços, pois quando o bebê nasce o pai muitas vezes é o primeiro a pegar em seus braços, que lindo e emoção.

O momento do parto, independente de qual for, normal, natural, cesárea e humanizado, o homem deve ser forte, a sua companheira irá necessitar da sua força, assim como no pós-parto.

Aqui em casa passei por duas cesáreas e meu marido esteve junto o tempo todo. Para ele sei que teve momentos assustadores e de novidades (principalmente no nascimento dos gêmeos, ele só acreditou que eram gêmeos quando viu que realmente eram dois pacotinhos de amor, kkkk).

Meu bem ainda trabalhava em um empresa quando a nossa primeira filha nasceu, ele saia as 4:30 da manhã e só voltava as 16h, chegava cansado, mas sempre pegava a Bia no colo para eu descansar um pouco, ou para aproveitar antes de ir para o curso e de madrugada eu dava mama e não acordava-o para poder descasar, visto que ele acordava muito cedo para ir trabalhar.

Já com os  gêmeos ele trabalhava home office, então a participação foi maior e mais próxima - não teve tempo de descansar - eu dava mama para um ele já pegava para cuidar enquanto eu dava mama para o outro, de madrugada era mesma coisa, quando eles deixaram o peito e só ficaram na mamadeira, ele dava mamadeira para um e eu para outro, ele trocava e tudo mais. Com os gêmeos a participação foi bem maior, ele até dava mamadeira para os dois simultaneamente.

Um assunto que os pais devem conversar antes dos filhos nascerem é a licença paternidade. Aqui em casa quando a Bia nasceu meu marido já planejou de pegar a licença paternidade unida com as férias, porque a empresa em que ele trabalhava não havia aderido aos 20 dias, então meu bem acabou unindo a licença de 5 dias com as férias de 30 dias, ele pegou tudo que podia para poder ficar perto e ajudar, e foi a melhor coisa, assim o primeiro mês, que é tudo novo, corrido e cansativo, estávamos nós dois um dando força ao outro. Super indico os pais pegarem o maior tempo possível, fará bem ao pai por poder participar diretamente na rotina do filho, para mãe ter alguém podendo ajudar e ao bebê que terá contato com as duas pessoas mais importantes de sua vida.


Por isso enfatizo que as mulheres devem deixar os homens participarem da vida da criança, trocar fralda, dar mamadeira, dar banho, cuidar da higiene geral do bebê, ir ao médico, dar papinha, enfim, deixe o pai ser pai, mães não sejam só vocês a fazerem tudo, pois visto que algo pode acontecer contigo e aí nem mesmo o pai conseguirá cuidar do próprio filho, nada legal.

O homem de hoje faz parte do cotidiano da família tanto quanto a mulher e ambos devem caminhar juntos, se ajudarem para que sua família seja saudável e bem alicerçada.

Então é isso pessoal, minha dica de hoje é homem tem um papel fundamental na família em amparar e cuidar da mulher na gestação, parto e pós-parto, e cabe a mulher receber essa ajuda e o casal ser o alicerce um no outro.


Até a próxima!

Comments


RECEBA MEUS EMAILS

Obrigada pelo envio!

Karina Dubiniak.png

© COPYRIGHT 2025 - Parentalidade Ressignificada - Todos os direitos reservados.

bottom of page