Meu filho tem ciúmes do irmãozinho. E agora?
- Karina Dubiniak
- 8 de jul. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 20 de jan. de 2021
Olá pessoal!
Hoje vamos conversar um pouco sobre a chegada do segundo filho, mas com foco no primeiro. Vocês vão me perguntar, como assim, chegada do segundo filho, mas com foco no primeiro?

Vou dar algumas dicas de como fazer o primogênito não tenha ciúmes do irmão/irmã, ou dos irmãos, como é o caso aqui, kkkk, que está chegando!
A minha primeira filha quando era menor tinha muitos ciúmes, principalmente de mim e do pai, então pensávamos que não teríamos o segundo filho. Com o tempo passando ela se tornou uma pessoinha que amava outras pessoas e criancinhas, então resolvemos pensar no segundo. Nisso a Bia tinha 2 anos e 3 meses, porque planejamos que o bebê nasceria no mês próximo ao da Bia, para fazermos uma festa só, afinal está caro festa infantil.
Acabou dando certo, só não esperávamos que fossem gêmeos, esse casal lindinho que temos, que nasceram um mês após a Bia completar 3 anos, Obaaa!! Faremos uma festa só, kkkkk.
Bom, a Bia nunca pediu um irmãozinho, mas como víamos que ela amava estar em companhia de outras crianças, então resolvemos ter o segundo, que se transformou em segundo/terceiro filhos.
Vamos para o que interessa, dicas básicas e funcionais que vou dar hoje de como fazer seu filho não ter ciúmes do irmãozinho.
Dica 1: Incluir o filho em tudo
Inclua seu filho em tudo que faça parte do irmãozinho. Vai fazer ultrassom... leve junto, se for mais ativo ou não der para levar, quando chegar mostre as fotos dos exame, fale que é o irmãozinho.
Na hora de comprar roupinhas também é um ótimo momento de envolver ele. Deixe escolher algumas peças, peça opinião, compre para os dois, isso independente da idade, assim como brinquedos e demais objetos.
Dica 2: Conversar com a barriga
Aqui em casa a Bia vivia falando com a minha barriga, e como são gêmeos ela falava de um lado da barriga e corria para outro lado para falar com o outro bebê, era muito divertido e eu deixava a vontade para conversar, fazer carinho, desenhar na barriga, era a forma como ela se sentia perto deles e de mim também, vendo que ela fazia e sempre fará dessa nova família.
Dica 3: Irmãozinho presenteando o mais velho
Esse truque é antigo, mas funciona super bem. Quando o seu primogênito for ao hospital para visitar a mamãe e o irmãozinho que acabou de chegar, dê um presente dizendo que o irmãozinho escolheu com amor e carinho para dar ao irmão que já ama tanto. Parece que não, mas faz muita diferença.
Caso a criança não vá no hospital, faça isso quando chegar em casa, na presença de todos, assim terá uma surpresa e o irmão mais velho se sentirá importante e com atenção.

Dica 4: Carinho
Não deixe de dar carinho, sempre dar uma cafuné, mesmo que esteja com o outro filho no colo, dê carinho ao mais velho, isso é uma delícia para ele e para vocês pais.
Dica 5: Sem restrições absurdas
Sabemos que com crianças recém nascidas devemos ter cuidados principalmente com a saúde e segurança, lógico que o irmão mais velho vai querer brincar, tocar, beijar, ficar grudadinho no irmão mais novo, caso esse não tenha ciúmes nenhum, ou mesmo tendo vai querer estar perto por curiosidade e também demarcar território, kkkk.
Nesses momentos é sempre bom estar junto e deixar o primogênito falar, fazer carinho, beijar, segurar a mãozinha, cheirar, enfim fazer o reconhecimento deste novo ser na família.
Simplesmente ensine a se higienizar e deixe eles terem esse contato, fará bem tanto para o mais velho quanto ao que acabou de nascer.
Assim como em momentos de trocar a fralda, dar banho, mama e comidinha, deixe ele participar, comer junto.
O mesmo vale quando o bebê estiver dormindo e o irmãozinho querer brincar, não fique restringindo o barulho, falando que se ele fizer irá acordar o bebê, deixe e ensine ele a brincar de maneira controlada, ou ainda... O que leva a próxima dica.

Dica 6: Tenha momento a sós com o filho mais velho
Tenha momento a sós com seu filho mais velho, aproveitando o gancho anterior, se o bebê dormir, aproveite para brincar com seu filho, leia uma história - o que você também pode fazer com os dois juntos - passeie nem que for por 1 horinha, enquanto alguém cuida do bebê, ou leve para dar uma voltinha na rua, independente da atividade, é importante os pais terem um momento a sós com o mais velho, independente da idade.

Dica 7: Converse sempre
Está é a minha última e penso ser a principal dica, conversar sempre, novamente, independente da idade, converse muito, pergunte como está se sentindo com relação ao novo membro da família, sobre seus sentimento com relação ao papai e a mamãe, se ele se sente amado, se quer fazer alguma atividade em família, como foi o dia na escolinha, enfim, sobre tudo que você possa ver que ele se expresse e você reconheça os verdadeiros sentimentos e pensamentos do seu filho.
Se conversar ainda é uma barreira, deixa a criança desenhar, através do desenho eles se expressam muito, por vezes mais do que por palavras, ainda podem ter dificuldade na expressão verbal, os desenhos podem parecer somente lúdicos, mas também é uma expressão a ser demonstrada de outra maneira.

Bom, essas são as minha dicas, mas lembre que cada criança tem sua personalidade, tempo e pontos a serem trabalhados diferentes umas das outras, por isso penso que o conversar seja um dos mais importantes. Essa interação e contato deve haver diariamente para o filho maior se sentir amado e confiante de que sempre terá seus pais e novo irmãozinho para o que der e vier.
No meu canal do YouTube tem um vídeo sobre esse assunto.
Acessa o link: https://youtu.be/I12IcVzM8Lw dá um like, se inscreve no canal para receber as novidades!
Até a próxima!
Comments