A importância da mesa no ambiente familiar
- Karina Dubiniak
- 7 de dez. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 27 de mar. de 2024
Você já parou para pensar que a mesa na sua sala de jantar tem uma grande importância na vida de sua família?
"A mesa está posta, os lugares estão dispostos e tudo está preparado" Isaías 21.5a

Sentar à mesa é pedagógico, é um processo de instrução!
"E, chegada a tarde, assentou-se à mesa com os doze" Mateus 26.20
Sentar à mesa, é uma ato de:
Celebração - Em uma festa de casamento, encontramos as mais diversas belezas de mesas postas, decoração, adequação de talheres e cada detalhe pensado naquele momento, de acordo com o perfil dos noivos. Os convidados se sentem acolhidos, bem recebidos com cada detalhe. As pessoas compartilham e celebram aquele momento de felicidade, festejando, comemorando e confraternizando.
Gera comunicação - Quando nos sentamos à mesa sempre sai conversa, isso é saudável e natural. Nisso deixo uma dica aos pais, como pedagoga, orientadora parental e mãe de 3, não queira que seus filhos sentem-se para comer e fiquem como robôs, quietos. Permita que eles sintam que o momento de estar à mesa é também um momento de celebrar (brincar, rir, interagir), porque o sentar à mesa justamente tem esse significado, como dito anteriormente, o de celebrar e quando estamos celebrando ficamos animados. Aproveite o momento em que estão sentados à mesa e conversem, queira saber uns dos outros, o dia, acontecimentos, sentimentos ou ter uma conversa boba e divertida.
Proporciona momentos felizes - Quando é o momento apenas de sentar e fazer um deliciosa refeição, celebrar a união, gera comunicação, logo momentos felizes ocorreram. Lembre de sempre ter momentos prazeroso à mesa, que seja um momento saudável, deixe as conversas desagradáveis para serem resolvidas em momentos que não seja durante uma refeição.
Estimula a união da família - Desde sempre deve existir em sua casa esse hábito de sentar à mesa para fazer, no mínimo, uma refeição ao dia, com todos juntos, isso mostrará a importância que esse núcleo tem na vida de cada um, estimulando a união, a confraternização, o querer estar juntos, o pertencimento, segurança e confiança.
Constrói uma boa memória afetiva - Isso com certeza será lembrado para toda a vida. Assim como em uma festa de casamento, em que nos sentamos para celebrar e constrói memória afetiva, isso também ocorrer ao termos momentos de refeições do cotidiano, e ainda mais em datas especiais e comemorativas, lembranças para toda a vida, será algo geracional.
Incentiva a alimentação saudável - Numa maioria das vezes, ao criarmos o hábito de nos sentarmos à mesa, até mesmo o que vamos comer, o preparo do alimento é mais caseiro e rico, incentivando essa alimentação mais saudável.
Impede o isolamento de quem cozinha - Em muitas casas brasileiras, a cozinha ainda fica numa parte isolada da sala de jantar e estar, dificultando a participação de quem cozinha nas conversas antes de sentar à mesa para fazer a refeição, assim o modo de quem cozinha se sentir menos isolado é justamente no momento de sentar e fazer a refeição com os seus queridos, nos quais pensou em cada alimento ao preparar, os gostos de cada um, o que mais agrada. Quem cozinha, na grande maioria prepara o alimento mais para os outros do que para si.

Por isso, sugiro que sente-se à mesa nas refeições, pelo menos em uma refeição por dia, com a sua família, não pense em colocar talheres e louça cara, na posição correta. Isso é lindo, delicado, ter uma mesa bem montada, com lindas porcelanas e linhos é prazeroso, no entanto, o que mais importa ao sentar à mesa é que tenha o sentimento de gratidão e união, esses são os fatores e valores mais importantes nesse momento de mesa. Melhor uma mesa com gratidão, união e amor, do que uma mesa bela mas sem vida!
Deus abençoe!
Até a próxima!
Fontes: Foto1: furkanfdemir / Foto 2: Arquivo pessoal